Tuesday, January 10, 2012

Desporto vs Estudos

Há quem abandone o desporto por se querer focar nos estudos.
Há quem se desinteresse dos estudos por ser viciado no desporto...


Na nossa opinião, ambos são, não só conciliáveis, como podem até ter uma relação de simbiose! Ou seja, o desporto ajudar nos estudos e vice-versa!


Dando alguns exemplos...


Sara Madeira é uma atleta/estudante, actualmente finalista do curso de Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa que, em 2008, ao ficar a escassos centésimos do apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim interrompeu a sua carreira de Atleta de Alta-Competição mas ainda dá que falar pelo seu exemplo de conciliação de carreiras e actual recordista nacional absoluta da prova rainha da Natação, os 100m Livres.” 





 “…Natação, talvez tenha sido a escola de vida mais importante que eu tive por estar habituada a, lidar com objectivos que têm de se cumprir, lidar com diferentes tipos de pessoas, lidar com o falhanço que é uma coisa que é inerente ao deporto e à medicina e lidar também com o sucesso…” Sara Madeira



Aqui está um exemplo de que, o desporto não só é conciliável com a escola/profissão, como é inclusivamente uma ajuda para para aprender a superar os desafios que nos são propostos no dia a dia!


Por vezes esta conciliação é difícil, mas com força de vontade, empenho, muita motivação...tudo se faz!



Manuel Centeno EP.03 // Leftovers 2011 from Manuel Centeno on Vimeo.



Um grande exemplo disso é o nosso campeão nacional de bodyboard, Manuel Centeno! 
Com um curriculum invejável no bodyboard, Manuel Centeno, nunca deixou de se aplicar nos estudos e terminou o seu curso de arquitectura, área na qual exerce actualmente! 






Outro exemplo conhecido dentro do nosso desporto, é sem dúvida o duas vezes campeão do mundo de bodyboard, Jeff Hubbard, que terminou o masters degree no "International Business from Hawaii Pacific University". 


No caso do Jeff, actualmente não exerce, pois é 100% profissional de bodyboard. 
De qualquer modo, teve noção que os estudos são essenciais, e apesar de correr o tour mundial durante mais de metade do ano... esforçou-se e em 2009 terminou o seu curso!


E se o Jeff conseguiu....
Tu consegues também!
Portanto, surfa muito e diverte-te muito no oceano! Mas não te esqueças de te dedicares aos estudos, pois eles vão ser uma boa ferramenta na altura de conseguires um emprego que te permita atingir as tuas metas pessoais! 



Já Cícero dizia, "Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a satisfação."





Portanto pessoal...


Boas ondas e bons estudos