Tuesday, February 28, 2012

7 Maravilhas - ALMOGRAVE, FURNAS RIO E ZAMBUJEIRA DO MAR SÃO PRE-FINALISTAS

O concelho de Odemira tem três praias entre as 70 pré-finalistas no concurso para eleição das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”: Almograve (na categoria de Praias de Arribas), Furnas Rio (na categoria de Praias de Rios) e Zambujeira do Mar (na categoria de Praia Urbanas). Esta pré-seleção prova a qualidade ambiental e paisagística da costa odemirense, inserida em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

As praias foram candidatadas por categorias: Praias de Rios, de Albufeiras e Lagoas, Urbanas, de Arribas, de Dunas, Selvagens e de Uso Desportivo.
Segundo Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas, “para chegar a esta lista das 10 melhores praias por cada uma das 7 categorias, as 294 nomeadas foram votadas por um painel de 70 especialistas indicado pelo Conselho Científico do projeto”. Este conselho é composto por sete entidades: Marinha Portuguesa, Agência Portuguesa do Ambiente, Associação Bandeira Azul da Europa, GEOTA, Liga para a Proteção da Natureza, Quercus e Associação SOS – Salvem o Surf.






A região algarvia soma 13 praias candidatas a maravilhas. Seguem-se a região de Lisboa e Setúbal com 11 praias, Alentejo com 9, Estremadura e Ribatejo também com 9, Beira Litoral com 7, Açores com 6, Beira Interior com 5 praias, Entre o Douro e o Minho com 4, Madeira e Trás-os-Montes e Alto Douro ambas com 3 praias pré-finalistas cada.

Este concurso pretende promover a qualidade ambiental de Portugal, nomeadamente das praias, rios e albufeiras, como fator decisivo na escolha de Portugal enquanto destino turístico, projetando um país voltado para o mar, atento às suas riquezas naturais.

A lista das 70 pré-finalistas foi conhecida a 27 de fevereiro e as 21 finalistas serão divulgadas a 7 de maio, escolhidas por um painel de 21 personalidades.

Entre 7 de maio e 7 de setembro, as 21 finalistas serão objeto de votação popular, a qual poderá ser efetuada através de SMS, chamada telefónica, Internet (www.7maravilhas.pt) e no Facebook. As sete vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria. A representatividade geográfica, segundo comunicado da organização, “é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das dez regiões do país”.
O anúncio público ocorrerá a 8 de setembro, em direto na RTP, a partir de Tróia.