Thursday, February 2, 2012

Vaga de frio - Surfar com temperaturas baixas!

Parece que apartir de amanhã Portugal é atingido por uma vaga de frio.

Nada de novo, todos os invernos temos alturas mais frias!
Aqui no N.B.Z.M decidimos dar algumas dicas para todos os nossos sócios e amigos:
7 Dicas - Bodyboard Vs Frio
1. Não inventes e compra um fato bom e com a espessura correcta para o inverno.  Cada zona tem as suas características (a nível de temperatura), mas no geral Portugal tem água fria!!! A Zambujeira do Mar por exemplo...penso que fica na categoria de "muito fria"! .
2. Come tubérculos (batatas, cenouras, etc) algumas horas antes da surfada. A sério! Além de serem bons para a saúde, vegetais como a cenoura e a batata doce são facilmente digeríveis e emitem o calor necessário para te aquecer um pouco mais .
3. Agasalha-te quando fores dar o primeiro check ao mar pela manhã. A tua mãe tem razão quando diz para te agasalhares! Mesmo!  Um bom agasalho faz com que o calor do teu corpo não se dissipe. 
4. Aquece. Enquanto observas as linhas a entrar, perde uns minutos para aquecer. Aquecer estimula a circulação de sangue para os teus músculos, assim vais estar mais quente e preparado para meteres para dentro do buraco e voares nas bocas e junções :) 
5. Enquanto estiveres na água, mantém-te em movimento. Parece óbvio, se deres umas remadas no tempo entre os sets, conseguirás aguentar mais tempo na água (sem frio).
6. Assim que saíres da água, certifica-te que tens algo seco e quente pronto a vestir. Quem não gosta do "felling" de calçar umas belas meias quentes nos pés, que de tão frios parecem feitos de madeira ou pedra. A antecipação dessa sensação de calor é quase tão boa como o calor em si. 
7. Não surfes sozinho. Não por razões de segurança, nada disso. Somente porque algumas das melhores recordações que podes ter é a de, depois da sessão, te sentares num café quentinho a beber um galão e a falar mal do frio, ou de o quão clássico estava o mar.

Em jeito de remate, fica aqui um video para pensares que, afinal podia ser pior:
Bodyboard no inverno Canadiano
**WINTER** from GOOSE GOOSE REVOLUTION on Vimeo.

Abraço e Boas ondas