Monday, June 22, 2015

3 minutos com.... David Viana



1- Boas David, já lá vão uns aninhos de bodyboard... como tudo começou para ti?

Boas Jony, pelas minhas contas desde que peguei a primeira vez numa prancha já lá vão 18 anos, tudo começou na praia de Odeceixe, o meu pai tinha na altura comprado umas pranchas de esferovite, e claro levou-me a apanhar umas espumas, a partir dai nasceu o gosto pelo bodyboard, penso que nesse dia devo ter passado umas duas a três horas na água apanhando espumas, hehe!
Desde ai o gosto por apanhar ondas foi crescendo e ainda se mantém e há de manter por muito tempo, sempre que possível tento estar no line-up para apanhar umas ondas com a malta.




 2 - Como descreverias o dia perfeito de ondas na Zambujeira do Mar!?

O dia perfeito seria a esquerdinha a bombar clássico com metrão, naqueles dias que ficamos com agua pela cintura quando a onda vem, que dropamos e sabemos que se não a agarrarmos bem, vamos bater logo no fundo de cabeça, haha, mas que se a agarrarmos temos uma viagem daquelas perfeitas com tubo e uma secção para bater no fim! Mas, isto tudo como é claro só fica perfeito com a turma do costume lá dentro, tudo se a picar e puxar uns pelos os outros.

3 - Tiraste um curso ligado ao desporto, e recentemente iniciaste um projecto pessoal, queres contar um pouco!?

Sim licenciei-me em Deporto no Instituto Politécnico de Beja, acabei em Julho do ano passado.
Sempre tive a ideia de ter o meu próprio projeto, o objetivo passava primeiro por fazer estágio profissional, mas como não foi possível resolvi então começar logo com as aulas de grupo, mais propriamente com o FunctionalHiit, que é o treino de alta intensidade usando o peso do nosso corpo e algum material. 
Tudo se começou a desenrolar mais quando falei com a Ines(Kabinha), para me informar se ela sabia o que se tinha de fazer para ter um espaço no pavilhão em Odemira, muito resumidamente dai surgiu uma parceria minha com o "Sport Clube Odemirense" (graças à Kabinha é bom frisar), em que consegui o espaço e dou aulas duas vezes por semana, a terça e quinta feira .O feedback tem sido positivo por parte da malta que vai as aulas, e todas as semanas tenho tido pessoas novas a quererem experimentar.






 4 - De que forma os teus conhecimentos a nível de preparação física ajudam no bodyboard (tanto a nível pessoal, como para quem tiver interessado)?
 
Ajudam bastante mesmo, por exemplo posso mesmo dizer que antes tinha sempre muitas dores nas costas a surfar e as vezes quando fazia alguma actividade física, hoje em dia isso já não acontece, isso deve-se ao tipo de treino que faço , que tento que seja sempre o mais variado e completo possível. Um treino normal meu, engloba: força, coordenação, cárdio, velocidade, equilíbrio, potência e resistência muscular! Parece muito mas em apenas 30 minutos por dia consigo juntar isto tudo. 
Este tipo de treino faz-me ficar mais confiante e melhor preparado fisicamente para as exigências de um deporto como o bodyboard, como para as exigências do dia-a-dia.



5 - Bodyboard-trip de sonho?
 
Indonésia


6 - Uma ultima mensagem...

Bodyboard, no rules, great sport